27 de maio de 2024

Vem à BE: damos-te exames de anos anteriores para te preparares!


Prepara-te para os exames nacionais!




Na Biblioteca da Escola Secundária Domingos Sequeira podes encontrar e consultar exemplares de exames nacionais de anos letivos anteriores.























SENSIBILIZAÇÃO para o VOTO nas ELEIÇÕES EUROPEIAS - 9 de junho

Numa sessão de 90 minutos, várias associações ligadas ao trabalho e estudo da UE, apresentaram o seu projeto e respetivos objetivos, no auditório da ESDS, hoje, 17 de maio, às 09h15. Participaram as turmas 10I, 11H, 1CE e 1FG.


Apelou-se a que os alunos conversem com as famílias sobre a utilidade do voto nas Eleições Europeias.

Associações e temas:
Federação Nacional dos Estudos Europeus (FNEE) - Instituições Europeias e o seu funcionamento
Europa és Tu - Agenda Europeia e diálogo democrático
Europa XXI - Desafios para os jovens europeus
Europe Direct Leiria/Coimbra) - Tópicos gerais







25 de maio de 2024

Festival Teatro Juvenil 2024

No dia 23 de maio, no auditório da ESDS, aconteceu de novo o julgamento do corpo e da alma. E foi muito, muito bom!



No Teatro Miguel Franco, os alunos da professora Elsa Rodrigues julgaram “o corpo e a alma”.




23 de maio de 2024

UMA FESTA LITERÁRIA, UM FESTIVAL, UM MOMENTO DE ENCONTROS, PARA CELEBRAR A LITERATURA

Leiria prepara-se para a primeira edição Versátil um momento anual dedicado à literatura e aos livros no seu diálogo com outras linguagens artísticas. A cada edição, um mote irá marcar estes dias. Em 2024, a programação tem como tema E Depois da Liberdade.

Irá celebrar não apenas o legado de Abril, mas também os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. Com uma programação diversificada, Versátil explora o diálogo que a literatura estabelece com as outras artes, promovendo palestras, debates, exposições, concertos, cinema, performances artísticas e lançamentos de livros a acontecer em diversos locais do centro da cidade, num perímetro que pretende promover os encontros.
Versátil procura destacar como a literatura influencia e é influenciada por outras expressões artísticas, como música, cinema, artes plásticas e teatro. A escolha do tema E Depois da Liberdade quer refletir sobre os avanços alcançados após o 25 de Abril, bem como os desafios atuais e futuros na defesa da liberdade, da igualdade e dos direitos humanos.
Luís de Camões, autor de Os Lusíadas e figura nuclear da literatura portuguesa, será homenageado durante o evento por ocasião do seu quinto centenário, lembrando não apenas a sua contribuição para a literatura, mas também o seu papel na construção de uma identidade cultura/literária de Portugal. Leiria celebrará ainda o centenário de Alexandre O’Neill, Sebastião da Gama, António Ramos Rosa, Sam e de Mário Soares.
Versátil promete ser uma oportunidade única para os amantes da literatura e das artes em geral se reunirem, celebrarem a diversidade cultural e refletirem sobre o poder transformador das palavras e das ideias, além de reforçar o compromisso de Leiria em promover a cultura e o acesso à literatura como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento humano e social.



AGORA ÉS TU A LER

Aqui fica o desafio para as pessoas leitoras. O desafio também se estende às professoras e aos professores que trabalham nas bibliotecas escolares: lancem este desafio no espaço da biblioteca ou nos canais digitais.

Vamos a isto? #AgoraÉsTuALer



BIBLIOTECAS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL


 

20 de maio de 2024

DESARQUIVAR A DEMOCRACIA

DESARQUIVAR A DEMOCRACIA é um projeto educativo de cidadania democrática que, com base nos arquivos da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, procura proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de refletir criticamente sobre o passado e, desse, modo, compreender melhor o presente e projetar o seu futuro.
No âmbito do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974, que abriu caminho para a construção de um Portugal livre e democrático, o projeto pretende chamar a atenção, junto das gerações mais jovens, para a importância não apenas de preservar, mas, acima de tudo, de viver a Democracia e reforçar a ideia de que os arquivos, longe de serem lugares fechados ou "mortos", podem ser espaços de descoberta, de confrontação com o passado e de construção de conhecimento, indispensáveis para o desenvolvimento de uma cidadania democrática, participada e crítica.
Em várias sessões ao longo do ano letivo, os alunos do ensino básico e secundário receberam formação, pensaram nos temas mais prementes e atuais e pesquisaram imagens e textos nos arquivos da fundação (http://casacomum.org/cc/arquivos), para prepararem conteúdos para publicar numa página de Instagram do projeto.

A imagem aqui selecionada mostra um artigo do jornal República, apelando ao voto livre, censurado pelo "lápis azul" do Estado Novo: "Não pode haver eleições sem liberdades e sem que os cidadãos possam votar em quem quiserem" (13 de outubro de 1961) (Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo Jaime Carvalho Duarte // Pasta: 04529.057)
Um grupo de alunos (Afonso Rodrigues, Bruno Costa, João Carlos, Murilo Cândido e Theo Soneghet, do 12º A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou esta imagem nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA / VOTO:
"O documento apresenta a "liberdade" que as pessoas tinham para votar durante o Estado Novo, onde uma mera página de um jornal que apela ao voto livre é simplesmente censurada pelo lápis azul, o sistema de censura que existia durante a ditadura de Salazar.
Graças às pessoas que lutaram pela sua liberdade e os seus direitos, hoje já podemos votar nos deputados e/ou partidos políticos que quisermos, direito que os portugueses não tinham no Estado Novo."



A imagem aqui selecionada mostra um depoimento de jornalistas após a publicação de artigos sobre o massacre de Santa Cruz, apelando ao governo da Indonésia para garantir o acesso à informação sobre o acontecimento. "Journalists dismissed for doing their job [Jornalistas dispensados por fazerem o seu trabalho]" (Bruxelas, Bélgica, 17 de janeiro de 1992). O autor da carta foi Aidan White. (Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo da Resistência Timorense // Pasta: 11030.060)
Um grupo de alunos (Afonso Vieira, Gustavo Daniel, Pedro Fidalgo, João Camacho e Manuel Mónico, do 12º A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou esta imagem nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
LIBERDADE DE EXPRESSÃO:
"Escolhemos este documento, pois consideramos que os acontecimentos pós-25 de abril devem ser lembrados, inclusive a opressão da liberdade de expressão como o documento descreve. Demonstra a denúncia da repressão do poder da Indonésia sobre o povo timorense, assim como a censura aos jornalistas que reportaram o massacre."





As imagens aqui selecionadas mostram uma notícia do Jornal "O IMIGRADO PORTUGUÊS", (Paris, França, s.d.), com o título "Pela liquidação dos "bidonvilles"; Pelo realojamento humano dos trabalhadores emigrados". (Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo Vítor Cabrita Neto // Pasta: 02970.003.004)
Um grupo de alunos (Rodrigo, Afonso, Vicente, Tiago e Santiago, do 12º A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou estas imagens nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
IMIGRAÇÃO: "Os maires comunistas parisienses pretendiam realojar os portugueses residentes nos bairros-de-lata (bidonville), devido ao aumento de casos de turberculose e úlceras.
Tal como hoje em dia, em que a imigração é considerada um problema aqui em Portugal, não podemos esquecer que, no passado, nós também fomos imigrantes noutros países."



A imagem aqui selecionada mostra um "Boletim de voto das eleições para a Assembleia Constituinte" (s.l, 1975). Aspeto do boletim de voto do círculo eleitoral de Lisboa utilizado nas primeiras eleições livres que decorreram em Portugal a seguir ao 25 de Abril.(Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo Teófilo Carvalho dos Santos // Pasta: 04692.024)
Um grupo de alunos (Bernardo Ramos, Diogo Ruivo, Gabriel Oliveira, Tomás Matias e José Rodrigues, do 12° A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou esta imagem nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
Participação política: "Escolhemos esta fotografia, pois achamos de extrema relevância histórica. A mesma testemunha as primeiras eleições livres, algo que nos permitiu alcançar finalmente um sentimento de liberdade, consequência direta da Revolução dos Cravos.
É interessante ver os partidos presentes no boletim e compará-lo com a atualidade partidária. Este documento é o símbolo do sucesso da democracia em Portugal, pois foram os deputados da Assembleia Constituinte que elaboraram a Constituição que ainda hoje continua em vigor."



A imagem aqui selecionada mostra "Salazar no seu gabinete de trabalho, no Palacete de São Bento, com uma moldura do ditador italiano Benito Mussolini na secretária" (Lisboa, s.d.) (Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo Manuel Mendes/MNAC - Museu do Chiado // Pasta: 0467.000.003)
Um grupo de alunos (Gonçalo Sendas, Eduardo Santos, Dinis Frade e Ivan Domingues, do 12° A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou esta imagem nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
EXTREMA-DIREITA:
"Decidimos escolher este documento porque retrata como várias vertentes da extrema-direita interagem e se associam, tirando inspirações e modelos umas das outras. Neste caso, demonstra que as ideias se perpetuam no tempo e os fenómenos se repetem.

15 de maio de 2024

COMUNIDADE DE LEITORES MAIO

 COMUNIDADE DE LEITORES da BE da ESDS reuniu hoje para conversar sobre a obra de João Tordo!







18 DE MAIO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

 𝐋𝐞𝐢𝐫𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐦𝐞𝐦𝐨𝐫𝐚 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐮𝐬𝐞𝐮𝐬



Visitas encenadas, onde a música e a performance teatral não faltam, inauguração de exposições, concertos, workshops, ateliers, apresentação de uma publicação, e conversas temáticas, para todos os gostos e idades, fazem parte da programação.

13 de maio de 2024

COMUNIDADE DE LEITORES

Encontro de maio da COMUNIDADE DE LEITORES. O convite é para todos, incluindo os amigos dos amigos...



10 de maio de 2024

25 DE ABRIL 50 ANOS

 




DESARQUIVAR A DEMOCRACIA

DESARQUIVAR A DEMOCRACIA é um projeto educativo de cidadania democrática que, com base nos arquivos da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, procura proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de refletir criticamente sobre o passado e, desse, modo, compreender melhor o presente e projetar o seu futuro.

A imagem aqui selecionada mostra um artigo do jornal República, apelando ao voto livre, censurado pelo "lápis azul" do Estado Novo:
"Não pode haver eleições sem liberdades e sem que os cidadãos possam votar em quem quiserem" (13 de outubro de 1961)
(Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo Jaime Carvalho Duarte // Pasta: 04529.057)
Um grupo de alunos (Afonso Rodrigues, Bruno Costa, João Carlos, Murilo Cândido e Theo Soneghet, do 12º A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou esta imagem nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA / VOTO:
"O documento apresenta a "liberdade" que as pessoas tinham para votar durante o Estado Novo, onde uma mera página de um jornal que apela ao voto livre é simplesmente censurada pelo lápis azul, o sistema de censura que existia durante a ditadura de Salazar.
Graças às pessoas que lutaram pela sua liberdade e os seus direitos, hoje já podemos votar nos deputados e/ou partidos políticos que quisermos, direito que os portugueses não tinham no Estado Novo."
O que é que vocês acham que a carta representa?
Deixem as vossas opiniões nos comentários."



9 de maio de 2024

DIA DA EUROPA

INOVADORAS E IMAGINATIVAS DEFINIÇÕES, no Dicionário improvisado XXVI, do Paulo Kellerman, no Jornal de Leiria, especialmente empolgantes neste 9 de maio de 2024. 





9 DE MAIO DIA DA EUROPA


 

9 DE MAIO | DIA DA EUROPA


Hoje comemorou-se o Dia da Europa na ESDS, com exposições, desafios e bandeiras hasteadas!




DESARQUIVAR A DEMOCRACIA

DESARQUIVAR A DEMOCRACIA é um projeto educativo de cidadania democrática que, com base nos arquivos da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, procura proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de refletir criticamente sobre o passado e, desse, modo, compreender melhor o presente e projetar o seu futuro.

A imagem aqui selecionada mostra um depoimento de jornalistas após a publicação de artigos sobre o massacre de Santa Cruz, apelando ao governo da Indonésia para garantir o acesso à informação sobre o acontecimento.
"Journalists dismissed for doing their job [Jornalistas dispensados por fazerem o seu trabalho]" (Bruxelas, Bélgica, 17 de janeiro de 1992)
O autor da carta foi Aidan White.
(Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo da Resistência Timorense // Pasta: 11030.060)
Um grupo de alunos (Afonso Vieira, Gustavo Daniel, Pedro Fidalgo, João Camacho e Manuel Mónico, do 12º A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou esta imagem nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
LIBERDADE DE EXPRESSÃO:
"Escolhemos este documento, pois consideramos que os acontecimentos pós-25 de abril devem ser lembrados, inclusive a opressão da liberdade de expressão como o documento descreve. Demonstra a denúncia da repressão do poder da Indonésia sobre o povo timorense, assim como a censura aos jornalistas que reportaram o massacre."
O que é que vocês acham que a carta representa?
Deixem as vossas opiniões nos comentários."



PROGRAMAÇÃO do Leiria Film Fest, entre 8 e 12 de maio




Salienta-se especialmente a programação noturna, com sessões marcadas para as 21h e as 22h30. Estas sessões representam uma oportunidade única para assistirem a estreias nacionais, europeias e mundiais, proporcionando-vos a possibilidade de votar no filme que mais vos agradar.

Há um convite especial a toda a comunidade escolar, incluindo as famílias dos alunos. A entrada é gratuita para todos os interessados. Para efetuar reservas ou obter mais informações, poderão contactar-nos através do número 244 839 680 ou do endereço de e-mail teatromfranco@teatrojlsilva.pt.
9 Maio – Quinta-feira – Teatro Miguel Franco
14h00 Filmes para Crianças – 2º e 3º Ciclos – Sessão para Escolas
21h00 Competição de Curtas-metragens #3
22h30 Competição de Curtas-metragens #4
10 Maio – Sexta-feira – Teatro Miguel Franco
09h30 Filmes para Crianças – Pré e 1º Ciclo – Sessão para Escolas
11h00 Filmes para Crianças – Pré e 1º Ciclo – Sessão para Escolas
14h00 Filmes para Crianças – 2º e 3º Ciclos – Sessão para Escolas
21h00 Competição de Curtas-metragens #5
22h30 Competição de Curtas-metragens #6
11 Maio – Sábado – Teatro Miguel Franco
11h00 Competição de Filmes para Crianças (3-9 anos)
15h00 Competição de Curtas-metragens #7
16h00 Competição de Curtas-metragens #8
17h00 Sessão Especial Cinemax RTP – Entre Muros /
Mercado Sant’Ana
19h00 Leitura de Palmarés // Winners Announcement
12 Maio – Domingo – Museu da Imagem em Movimento
11h00 Oficina de Animação para Crianças (Inscrição Prévia)
15h00 Filmes para Crianças (3-9 anos) – Sessão para Famílias
Teatro Miguel Franco
18h00 Filmes de Estudantes do Politécnico de Leiria
21h30 Sessão de Filmes Vencedores // Winning Films Session


8 de maio de 2024

DESARQUIVAR A DEMOCRACIA

DESARQUIVAR A DEMOCRACIA é um projeto educativo de cidadania democrática que, com base nos arquivos da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, procura proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de refletir criticamente sobre o passado e, desse, modo, compreender melhor o presente e projetar o seu futuro.

As imagens aqui selecionadas mostram uma notícia do Jornal "O IMIGRADO PORTUGUÊS", (Paris, França, s.d.), com o título "Pela liquidação dos "bidonvilles"; Pelo realojamento humano dos trabalhadores emigrados".
(Fundação Mário Soares e Maria Barroso - Casa Comum // Arquivo Vítor Cabrita Neto // Pasta: 02970.003.004)
Um grupo de alunos (Rodrigo, Afonso, Vicente, Tiago e Santiago, do 12º A da Escola Secundária Domingos Sequeira (@becre.esds), em Leiria) selecionou estas imagens nos arquivos da FMSMB e justificou a sua escolha:
IMIGRAÇÃO: "Os maires comunistas parisienses pretendiam realojar os portugueses residentes nos bairros-de-lata (bidonville), devido ao aumento de casos de turberculose e úlceras.
Tal como hoje em dia, em que a imigração é considerada um problema aqui em Portugal, não podemos esquecer que, no passado, nós também fomos imigrantes noutros países."
O que é que vocês acham que a notícia representa?
Deixem as vossas opiniões nos comentários."





7 de maio de 2024

LEVAR A POLÍTICA À ESCOLA

Realizou-se hoje no auditório da ESDS a terceira sessão do projeto de literacia política promovido pelo Município de Leiria. Entre as 14h30 e as 16h, os alunos participaram no debate com jovens militantes dos partidos: Inês Guerreiro (PCP | representante da JCP e candidata às eleições do Parlamento Europeu), Ricardo Abreu (PS | Presidente da Juventude Socialista de Leiria), Rui Lopes (PSD | Presidente da JSD da Marinha Grande) e Samuel Sancheira (CHEGA | representante da juventude do partido nas Caldas da Rainha).

O debate foi moderado pelos alunos Gabriel Oliveira e Tomás Matias, da turma 12.º A, em representação da Associação de Estudantes da ESDS.