31 de março de 2025

PALESTRA NO AUDITÓRIO – A LITERATURA NEORREALISTA

PALESTRA – A LITERATURA NEORREALISTA

Nesta palestra, António Pedro Pita explora a literatura Neorrealista, que emergiu na década de 1930 como uma resposta às condições sociais, políticas e económicas do Estado Novo.
Focado na denúncia da alienação e das desigualdades sociais, o Neorrealismo apresenta personagens de classes marginalizadas e reflete sobre a luta de classes, a exploração do trabalho, as condições da pobreza.

Alunos da ESDS tiveram o grato prazer de ouvir falar António Pedro Pita sobre literatura Neorrealista, sobre a atualidade, sobre alguns dos assuntos que mais afetam a Humanidade, sobre como somos diariamente confrontados com a escolha de olhar e não ver, de apenas intuir, ou escolher aprofundar o conhecimento e tomar consciência das várias dimensões de certos assuntos que ouvimos falar todos os dias na TV ou nas redes sociais.
Sobre como temos de recuar no tempo, muitas vezes dezenas de anos, para percebermos o que hoje acontece em certos sítios no mundo, para ter uma opinião informada, sobre como para cada ação ou acontecimento há consequências que se prolongam no tempo, às vezes de forma inimaginável, ao mesmo tempo positivas e negativas, sobre como a realidade de há 80 anos, em certos aspetos, não é assim tão diferente daquela na atualidade… apenas diferente, com outras roupagens.

A palestra oferece uma visão abrangente do impacto do Neorrealismo na literatura portuguesa e mostra como essa corrente se tornou uma expressão literária de crítica social e de intervenção e quis desempenhar um papel importante na luta global pela emancipação.
António Pedro Pita é doutorado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, professor universitário aposentado, antigo diretor do Museu do Neo-Realismo, entre outras funções.









Sem comentários:

Enviar um comentário