CITAÇÃO
A citação é a reprodução de um excerto de um texto noutro texto.
entre aspas
ATO PRIMEIRO, CENA I:
citação de versos do
episódio de Inês de Castro, de Os
Lusíadas, canto III:
Madalena (repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler)
«Naquele engano d'alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar
muito…»
ATO SEGUNDO, CENA I
citação da novela Saudades (Menina e Moça), de Bernardim Ribeiro:
Maria - «Menina e moça me
levaram de casa de meu pai» - é o princípio daquele livro tão bonito que minha
mãe diz que não entende: entendo-o eu.
ou com um tipo
de letra diferente do texto principal (itálico ou outro)
EXÓRDIO: citação da Bíblia (Mateus, 5, 13)
O que se há de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: Quod di sal evanuerit, in quo salietur? Ad nihilum ualet ultra, nisi muttatur foras et conculcetur ab hominibus. Se o sal perder a
substância e a virtude, e o Pregador faltar à doutrina, e ao exemplo, o que se
lhe há de fazer, é lança-lo fora como inútil, para que seja pisado de todos.
UMA CITAÇÃO OU UMA TRANSCRIÇÃO PODE SER FEITA
O
verso “Um pouco mais de sol – eu era brasa” inicia o poema “Quase”, de Mário de
Sá-Carneiro.
A
falta de energia do Eusebiozinho é evidenciada pelas hipérboles “soltando
gritos medonhos” e “uivos lancinantes” e pela comparação “quieto como se fosse
de gesso”.
APÓS
O USO DE DOIS PONTOS
O
Poema “Quase”, de Mário de Sá-Carneiro, começa assim: “Um pouco mais de sol –
eu era brasa.”
A falta de energia do Eusebiozinho é
evidenciada por adjetivos como: “mole”, “molengão”, “tristonho”, “tenro”,
“flácidas”. Também os verbos (por vezes com associação do advérbio) e os
diminutivos sublinham essa característica, associada à excessiva proteção de
que Eusebiozinho é vítima: “preciosamente colocado”, “não se descolava das
saias da titi”.
ENTRE
PARÊNTESES
O
primeiro verso do poema “Quase” (“Um pouco mais de sol – eu era brasa.”) é um
dos mais conhecidos de Mário de Sá-Carneiro.
A
falta de energia do Eusebiozinho é evidenciada através de hipérboles (“soltando
gritos medonhos”, “uivos lancinantes”) e de uma comparação (“quieto como se
fosse de gesso”).
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