21 de outubro de 2025

MIBE 2025 | Escritores ou engenheiros de prompts?


Reflexão sobre a originalidade, a literatura e a arte na era da IA.

Proposta de ATIVIDADE:
O professor selecionou textos, poemas, ou excertos de textos ou de poemas e distribuiu-os pelos alunos!
• Os alunos, em pares chegaram a acordo sobre o assunto do texto, poema ou excerto e sobre o tom e o estilo de escrita do autor; escreveram um prompt complexo, de acordo com as indicações do docente: o prompt explicitava que pretendiam um texto literário no tom e ao estilo do autor do livro, texto, poema ou excerto que leram, quantas palavras deveria ter o texto e o tema e o assunto do mesmo; pediram ao chatbot escolhido (ChatGPT, Copilot; Gemini;…) para escrever o texto; leram o texto produzido pela IA; compararam-no com o excerto escolhido; registaram as opiniões do par (Qual é o texto mais interessante / emocionante / divertido? Porquê? A IA conseguiu reproduzir o tom e o estilo de escrita do autor? Há aspetos em que é melhor? Há outros aspetos em que é pior?...)
• Em grande grupo, os alunos partilharam com a turma os textos lidos e as suas opiniões; debateram sobre questões colocadas pelos docentes: O que é a originalidade? Qual o papel dos escritores e dos artistas no futuro? Bastar-lhes-á serem bons engenheiros de prompts? As bibliotecas continuarão a ser necessárias para preservar histórias? ...
• O presente vídeo, com o resultado da atividade, será divulgado pela biblioteca escolar durante o MIBE 2025.

Sem comentários:

Enviar um comentário