As prioridades fixadas para 2023-2024, surgem na continuidade das definidas em anos anteriores e fundamentam-se no seguinte contexto:
® O movimento global de transição
digital continua a exigir que as bibliotecas se desenvolvam do ponto de vista
digital e contribuam para esse movimento ao nível da escola, nas várias
dimensões da sua ação;
® A multifuncionalidade da ação da
biblioteca que, hoje tem expressão analógica e digital, impõe a sua adaptação
às necessidades atuais no que respeita aos seus espaços;
® As competências da leitura e da
escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento
muito significativo;
® A revolução digital em curso,
torna imprescindível, para uma participação efetiva na sociedade, uma
combinação de competências digitais, de informação e media;
® A atualidade tem demonstrado a
necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e
pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas
expressões.
A Rede de Bibliotecas Escolares determinou as seguintes prioridades :
Propostas RBE para as bibliotecas escolares
Iteração
e consolidação 2023-2024
A rede de bibliotecas escolares desafia
as bibliotecas, apresentando múltiplas propostas, a
selecionar de acordo com a sua adequação aos projetos educativos das suas
escolas.
Domínios sujeitos a avaliação
Os 4 domínios sujeitos avaliação são os que
enquadram o plano anual de atividades da biblioteca escolar. Todos os projetos,
conjuntos de atividades e atividades isoladas realizados são idealizados e
concretizados no âmbito de cada domínio.
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