26 de julho de 2023

Prioridades para a ação das Bibliotecas Escolares | 2023-2024

As prioridades fixadas para 2023-2024, surgem na continuidade das definidas em anos anteriores e fundamentam-se no seguinte contexto:

® O movimento global de transição digital continua a exigir que as bibliotecas se desenvolvam do ponto de vista digital e contribuam para esse movimento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação;

® A multifuncionalidade da ação da biblioteca que, hoje tem expressão analógica e digital, impõe a sua adaptação às necessidades atuais no que respeita aos seus espaços;

® As competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo;

® A revolução digital em curso, torna imprescindível, para uma participação efetiva na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media;

® A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões.


A Rede de Bibliotecas Escolares determinou as seguintes prioridades :


Os eixos «Sítios, Saberes, Ligações e Pessoas», indicados no 
Quadro Estratégico 2021-2027, Bibliotecas escolares, presentes para o futuro,  têm como prioridades as seguintes áreas de intervenção:




Propostas RBE para as bibliotecas escolares

Iteração e consolidação 2023-2024

A rede de bibliotecas escolares desafia as bibliotecas, apresentando múltiplas propostas, a selecionar de acordo com a sua adequação aos projetos educativos das suas escolas.

 

Domínios sujeitos a avaliação

Os 4 domínios sujeitos avaliação são os que enquadram o plano anual de atividades da biblioteca escolar. Todos os projetos, conjuntos de atividades e atividades isoladas realizados são idealizados e concretizados no âmbito de cada domínio.





Sem comentários:

Enviar um comentário